TAXAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA MILITARES INATIVOS

09 de Março de 2020

TAXAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA MILITARES INATIVOS

Servidores inativos voltam a contribuir para a previdência. A partir de abril deste ano, será aplicado o novo percentual de contribuição para militares do estado do Pará, a alíquota que seria de 11% passa a ser de 9,5% cobrada sobre a totalidade da remuneração dos militares. A recomendação para o cumprimento da mudança foi emitida na sexta-feira (14/02), pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) à Secretaria de Planejamento e Administração do Pará (Seplad).

A mudança obedece às regras do projeto de lei sancionado, em dezembro de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro e que altera as regras de Previdência para as Forças Armadas, policiais militares e bombeiros estaduais.

 “Além do novo percentual, servidores inativos também vão passar a contribuir" - Ricardo Nasser Sefer, procurador-geral do Estado.

“Antes da mudança, somente servidores militares ativos contribuíam com 11%. Além de incluir os inativos na contribuição, a lei alterou o valor do percentual", complementou o procurador.

Ainda de acordo com a nova legislação, a alíquota de contribuição sofrerá um novo reajuste em 1º de janeiro de 2021, quando passará de 9,5% para 10,5%.

Legislação – A Lei nº 13.954/19 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de dezembro. Agora, o tempo mínimo de serviço para que um militar passe à inativa subiu de 30 para 35 anos.

Grupo de Trabalho – A partir de março, a PGE dará início ao Grupo de Trabalho que vai estudar a legislação previdenciária aprovada no plano nacional e de que forma ela será incorporada à legislação estadual. O Grupo contará com representantes da Procuradoria, das corporações militares e do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev).

"Não existe, atualmente, um sistema estadual específico, voltado para os militares, mas a lei exige que tenha. Então, vamos desenhar esse sistema de acordo com as normas vigentes", garantiu Ricardo.

 

 

Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/17960/ acessado em 09 de março de 2020, às 16:16 min.



Outras notícias

23/12/2014
FEMPA obtém vitória histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará

No dia 10/11/2014, foi publicado no Diário da Justiça um Acórdão condenando o Governo do Estado do Pará a pagar o Adicional de Interiorização aos militares ativos (...)

23/12/2014
FEMPA solicita audiência com a Secretária de Administração para tratar do cumprimento do Acórdão nº 140.018

O Escritório de Advocacia Freitas, Lopes, Moraes e Sousa, que representa a FEMPA no Mandado de Segurança Coletivo nº 201330239406, protocolou no dia 17/11/2014 um pedido (...)

23/12/2014
Advogado da FEMPA responde às principais dúvidas sobre a Ação Coletiva do Adicional de Interiorização

A decisão da ação coletiva que determinou o pagamento do Adicional de Interiorização vem ocasionando diversas dúvidas por parte dos militares estaduais. Desta forma, a (...)