PROTESTO CONTRA VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ TEM CONFUSÃO

17 de Dezembro de 2019

PROTESTO CONTRA VOTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ TEM CONFUSÃO

Manifestantes derrubaram grade que cercava o prédio e PM afastou o grupo com bala de borracha e spray de pimenta.

Servidores públicos e policiais militares entraram e confronto na manhã desta terça-feira (17) durante protesto contra a votação da reforma da previdência estadual, em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Manifestantes derrubaram grade que cercava o prédio e PM afastou o grupo com bala de borracha e spray de pimenta.

Os deputados estaduais do Pará iniciam nesta terça-feira a votação em primeiro turno do projeto da reforma da previdência estadual. Se aprovado, a casa abre a votação para o segundo turno. Tudo tem que ser feito antes de 20 de dezembro, para que a  reforma entre em vigor já em 2020.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que foram usados bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar os manifestantes da entrada da Alepa. Segundo manifestantes, a confusão ocorreu quando um grupo de sindicalistas foi impedido pela PM de entrar na Assembleia.

Durante o confronto, alguns manifestantes ficaram feridos. Ainda não se sabe o estado de saúde das vítimas.

No protesto, os servidores exigem a retirada imediata dos projetos da pauta da Alepa. Segundo eles, as mudanças na previdência para estados e municípios estão previstas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela da reforma da previdência, que ainda tramita no Congresso Nacional.

Entretanto, de acordo com a Alepa, há um entendimento de que a PEC paralela não será aprovada no Senado. Por conta disso, os projetos foram colocados em pauta pelos deputados assim que a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para que o projeto entre em vigor já em 2020, as propostas precisam ser votados até o dia 20 de dezembro, quando é realizada a aprovação do orçamento estadual. Caso o contrário, a sessão da reforma será realizada no primeiro semestre do próximo ano e o projeto só entrar em vigor em 2021.

 https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/12/17/servidores-estaduais-protestam-em-frente-a-assembleia-legislativa-do-para-durante-votacao-da-reforma-da-previdencia.ghtml



Outras notícias

23/12/2014
FEMPA obtém vitória histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará

No dia 10/11/2014, foi publicado no Diário da Justiça um Acórdão condenando o Governo do Estado do Pará a pagar o Adicional de Interiorização aos militares ativos (...)

23/12/2014
FEMPA solicita audiência com a Secretária de Administração para tratar do cumprimento do Acórdão nº 140.018

O Escritório de Advocacia Freitas, Lopes, Moraes e Sousa, que representa a FEMPA no Mandado de Segurança Coletivo nº 201330239406, protocolou no dia 17/11/2014 um pedido (...)

23/12/2014
Advogado da FEMPA responde às principais dúvidas sobre a Ação Coletiva do Adicional de Interiorização

A decisão da ação coletiva que determinou o pagamento do Adicional de Interiorização vem ocasionando diversas dúvidas por parte dos militares estaduais. Desta forma, a (...)