PMPA comemora 39 anos do ingresso da mulher na Corporação

02 de Fevereiro de 2021

PMPA comemora 39 anos do ingresso da mulher na Corporação

No dia 1º de fevereiro de 1982 teve início a história da participação feminina na Polícia Militar do Pará, com a entrada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Polícia Militar, na ilha de Outeiro, em Belém, da primeira turma de policiais femininas da Corporação. No total foram quatro alunas sargento e cinquenta alunas soldados, além de três alunas oficiais que foram enviadas para realizar o Curso de Formação de Oficiais (CFO), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco da PM de São Paulo.

A Primeira turma de Praças foi coordenada pelo Coronel Roberto Pessoa Campos, da PM do Pará, que contou com o apoio de duas oficiais tenentes oriundas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de outros militares paraenses. Durante três meses, elas receberam instruções inerentes ao cargo de policial militar no CFAP.

Uma das pioneiras na instituição, a major Máurea Mendes Leite, que hoje está na reserva remunerada, relembra que a chegada feminina na PM foi uma mudança de paradigma para a instituição e para as mulheres. “Foi um caminho simbólico, a maioria das mulheres tinham uma origem humilde e isso foi um grande salto na nossa vida profissional e na perspectiva de vida das nossas famílias. A carreira a ser trilhada na PM foi um marco de empoderamento das mulheres e uma nova perspectiva profissional a partir de então! A cada aniversário voltam as lembranças boas de luta e conquistas e eu fico muito grata em fazer parte desta história”, ressalta a oficial da reserva.

Hoje a PM conta com um efetivo de 2.651 mulheres em suas fileiras e está prestes a receber, por meio de concurso público, mais 241 policiais femininas, entre oficiais e praças. 

Reconhecimento legislativo: No dia 14 de dezembro de 2011, foi aprovada a lei ordinária número 7.576, de autoria da deputada estadual Ana Cunha, que instituiu o dia 1º de fevereiro como Dia da Policial Militar no Pará. A parlamentar conseguiu a aprovação justificando em seu projeto a importância da presença feminina no Pará com os seguintes argumentos: A instituição de datas comemorativas tem como um de seus objetivos centrais valorizar a cultura e a formação da identidade social, por meio da colocação em evidência na memória coletiva de algo ou alguém que, por seus méritos, não deva ser esquecido.

Um bom exemplo disso é o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas policiais militares que atuam nas ações de manutenção de ordem e segurança pública em nosso Estado.

O Comandante-Geral da PM Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior também aproveitou a oportunidade para parabenizar, não só a turma de 82, como também todas as mulheres que fazem parte da Corporação. “Parabenizamos todas as mulheres que fazem parte da história da PM e ressaltamos que esta data, além de simbolizar a entrada da primeira turma feminina, também foi instituída em lei estadual como dia da Policial Militar do Pará”, concluiu o Comandante-Geral.

Lembranças:

Na época, uma canção foi criada para homenagear as mulheres na PM.

CANÇÃO DA POLÍCIA FEMININA
“Somos polícia feminino,
Somos a honra do Pará.
Orgulho sempre nós daremos,
No defender e trabalhar.
Vamos mostrar a toda gente,
O quanto vale a PM.
Disciplinada e corajosa,
Cantando assim tão fortemente.
Somos a Polícia,
Polícia Feminino”.
De autoria da Sargento Francivone Souza e Silva, criada em 1982.

 

 

Fonte: https://www.pm.pa.gov.br/

 



Outras notícias

23/12/2014
FEMPA obtém vitória histórica no Tribunal de Justiça do Estado do Pará

No dia 10/11/2014, foi publicado no Diário da Justiça um Acórdão condenando o Governo do Estado do Pará a pagar o Adicional de Interiorização aos militares ativos (...)

23/12/2014
FEMPA solicita audiência com a Secretária de Administração para tratar do cumprimento do Acórdão nº 140.018

O Escritório de Advocacia Freitas, Lopes, Moraes e Sousa, que representa a FEMPA no Mandado de Segurança Coletivo nº 201330239406, protocolou no dia 17/11/2014 um pedido (...)

23/12/2014
Advogado da FEMPA responde às principais dúvidas sobre a Ação Coletiva do Adicional de Interiorização

A decisão da ação coletiva que determinou o pagamento do Adicional de Interiorização vem ocasionando diversas dúvidas por parte dos militares estaduais. Desta forma, a (...)